Construção Foguete de PET


CONSTRUÇÃO DE FOGUETE A BASE DE GARRAFA PET
Prof; Gilnânio Alves

 
 
Materiais  Necessários
·         2 Garrafas Pet 2 L
·         Papelão 15x50 (Aletas)
·         100 cm Tubo PVC de 1/2"
·         01 "T" PCV  de 1/2"
·         02 joelhos V de 1/2"
·         Fita adesiva
·         02 Válvulas de câmara de ar de bicicleta
·         Fita veda rosca
·         2 raios de bicicleta
·         100 cm de cordão de algodão.

A ponta do foguete. Selecione duas garrafas idênticas de, aproximadamente, 2 litros, de paredes retas, ou seja, não serve da Coca-Cola, pois estas têm “cinturas”. Corte uma delas a, aproximadamente, 20 ou 25 cm da sua boca. Coloque, aproximadamente, 50 g ou 100 g de água dentro de um balão de aniversário, isto é obtido com um volume de água semelhante ao volume de um ovo médio ou grande. Amarre a ponta deste “saquinho” de água e passe a ponta pelo interior do bico da garrafa em seguida coloque a tampinha na boca da garrafa prendendo junto o bico do balão. Este peso da ponta é parâmetro livre. Varie-o para descobrir qual é o melhor “peso”que fará o foguete ir mais longe. Veja Fig. 1.
Aletas. Na Fig. 2 mostramos um esquema, a título de sugestão, do formato das 3 (ou mais) aletas do foguete. Antes de iniciar o corte da aleta, faça um retângulo com 2 cm de base e altura igual à da aleta e divida esta altura em 4. Esta parte servirá para fixar a aleta no corpo do foguete. Faça cortes a cada 2,5 cm ao longo da altura do retângulo acima mencionado, como mostra a Fig. 3. Dobre 2 cm para o lado esquerdo e 2 cm para o lado direito, conforme mostra a Fig. 4. Atenção: só podemos fixar as aletas no próprio corpo do foguete porque recortamos o “bico” da primeira garrafa com comprimento longo, ou seja, de 20 a 25 cm. Fixe as três aletas dispostas a 120º uma da outra, próximas ao bico da garrafa não cortada. Lembre-se que o combustível do foguete sairá por esta boca como mostra a Fig. 5.

 
 
 
A base de lançamento. A base será construída com canos de PVC marrons. Corte 3 pedaços de 20 cm e 2 pedaços de 10 cm, todos com diâmetro de 20 mm e corte 1 pedaço de 5 cm de comprimento, mas com diâmetro de 25 mm. Os pedaços de 10 cm são conectados num “te” e nos “joelhos”. Dois pedaços de 20 cm são conectados nestes “joelhos”. O terceiro pedaço de 20 cm é conectado no “te”. O pedaço de 5 cm é colocado, solto, como um anel, ao redor do pedaço de 20 cm que sai do “te”. Não é preciso colocar cola em nenhum local, exceto se quiser exagerar na pressurização. Veja a montagem destas peças na Fig. 8. Os ganchos de arames grossos (2 mm de diâmetro) são usados para entrarem nos “brincos” do foguete e prenderem este à base. Obviamente as pontas dos arames devem ser dobradas em ângulo reto e na mesma altura dos “brincos”. Amarre um barbante de 2 ou 3 metros na extremidade destes arames para puxá-los e liberar o foguete. Estes arames servem como “gatilhos” de lançamento.
Válvula de segurança. A base estará pressurizada quando o foguete também estiver, logo, é preciso colocar uma “válvula de segurança” para despressurizar o sistema numa emergência. Na Fig. 9 mostramos um “cap” marrom de 20 mm, que furamos e o atravessamos com uma mangueira de “aquário” ou similar. Em seguida a dobramos em 180 graus e para prendê-la nesta posição a colocamos dentro de outra mangueira mais larga a qual pode ser facilmente substituída até mesmo por um clipe. A mangueira de “aquário” deve entrar bem apertada no “cap”, logo o diâmetro do furo do “cap” deve ser feito ligeiramente menor do que o diâmetro da mangueira. Para passá-la pelo furo recomendamos que corte uma das extremidades em diagonal, ou seja, formando uma ponta.
Válvula de pneu de bicicleta. Fure um “cap” marrom de 20 mm com o mesmo diâmetro da válvula de pneu de bicicleta. Coloque dentro e fora do “cap” um quadradinho de 2 x 2 cm de câmara de ar de bicicleta, e atravesse-os pela válvula. Do lado de fora colocamos a arruela que já vem com a válvula e sobre esta colocamos as porcas que também já vem com a válvula. Apertamos tudo o máximo possível para que o ar não saia. Veja detalhes na Fig. 10.
 
 
 
 

Um comentário:

  1. oi gilnanio,
    se não esta me conhecendo sou seu aluno no colegio santissimo sacramento do sexto ano meu nome e reges andré rezende junior
    adorei esta pagina pois me ajuda com a construção dos foquetes e tambem posso ver muito mais
    parabéns!!!

    ResponderExcluir